Pular para o conteúdo principal

Atos 20:7-12 - O jovem Êutico no lugar errado

Os versículos citados acima contam um episódio fatídico - mas que terminou com final feliz - da vida de Êutico. Paulo estava ministrando em Trôade, e o seu discurso se prolongou até a meia-noite. O jovem estava assentado na janela e, vencido pelo sono, caiu. Eram três andares, e por isso já se pode imaginar que a queda foi FATAL.
Por que Êutico estava na janela? Talvez o ambiente ali estivesse abafado. Na verdade, o lugar era estratégico: ao mesmo tempo em que o rapaz "se refrescava", podia espiar o que estava acontecendo lá fora. Quantos jovens se deslumbram com a imagem de um mundo colorido, divertido, exageradamente atrativo? 
A janela funcionava como uma "passagem para o mundo exterior". Uma opção que aquele moço poderia escolher. A pregação estava demorando pra acabar, e quem sabe ele quisesse ir pra casa ou outro lugar. Muitos estão dentro da casa de Deus com o pensamento bem distante dali. 
Até aí, Êutico está bem, apesar de acomodado no lugar errado. Mas o sono vem. O sono do pecado, a mornidão espiritual, o "coxear entre dois pensamentos", a perda da identidade cristã. A partir daí, o caminho rumo a decadência é inevitável, se não houver despertamento. Os costumes mundanos começam a tornar-se "normais" àqueles que, antes, os condenavam.
E por fim, ocorre a queda. A queda representa a morte. Não especificamente a morte física, como no caso do jovem. Mas a morte espiritual, em que vemos crentes "frequentadores da igreja", que não sentem mais a presença de Deus. Nesse estágio, não existe mais sensibilidade ao Espírito Santo. 

Porém o Senhor tem o poder de ressuscitar vidas, assim como fez com Êutico, através de Paulo. Deus quebra corações de pedra, responde àquele que clama com sinceridade e real arrependimento. 
Se você se encontra assim como Êutico, dormente, fraco na fé, saiba que o mundo é recheado de ilusão, e o salário do pecado é a morte. Deus quer e pode te libertar, te curar, te restaurar. Basta buscá-lo de todo o coração. Desperta enquanto há tempo, porque Jesus está voltando!


Comentários

  1. Amém muito forte está mensagem que Deus abençoe vc grandemente cada vez mas

    ResponderExcluir
  2. Amém muito forte está mensagem que Deus abençoe vc grandemente cada vez mas

    ResponderExcluir
  3. Uma mensagem escrita a alguns anos após a morte e Ressureição de Cristo,mais atual que um Jornal que sairá amanhã..
    A janela hoje pode representar as redes sociais,muitas vezes estamos desligado no culto e ligado no insta,desligado no culto e ligado no Menseger,Frio no culto e quentinho no Watshap..
    Que Deus venha abençoar e dar Graça...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam.  Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10).  Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape.  Quando Geazi vira para

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c