terça-feira, 22 de outubro de 2013

Jeremias 38 - o etíope Ebede - Meleque

A Bíblia fala sobre um episódio de livramento na vida do profeta Jeremias. Esse profeta, contemporâneo dos também profetas Ezequiel e Daniel, passava apuros por falar a verdade. Sim, Jeremias era boca de Deus em Judá, cujo povo estava totalmente pervertido no caminho do mal.

O rei Nabucodonosor dominava o reino de Judá, pois a Babilônia era o império da vez. Os reis Eliaquim e Joaquim já haviam sofrido com o jugo babilônico, por meio da vassalagem. O pagamento de impostos garantia uma certa estabilidade ao pequeno reino judaico.

Porém, agora quem reinava era Zedequias, irmão de Eliaquim. Nabucodonosor havia deposto Joaquim e levado o rei juntamente com sua corte para a Babilônia. O destino de Judá já estava traçado. Assim como o reino de Israel, o reino do Sul também pagaria pelo seu pecado.

Zedequias incitava o povo a resistir aos babilônios. Porém o Senhor, através de Jeremias, dizia que era para Judá se render ao inimigo, pois o cativeiro era a disciplina divina aplicada pela transgressão daquele povo.

Jeremias não tinha medo de falar a verdade - essa é uma característica de um cristão genuíno. E, por essa razão, o profeta foi denunciado ao rei Zedequias como "desestimulador", já que pregava a rendição de Judá.

A cisterna foi o castigo dado à Jeremias. A Bíblia conta que não havia água na cisterna, mas somente lama. E Jeremias afundou nela. Imagine que humilhação! Ele estava falando a verdade, e mesmo assim foi lançado sem piedade num poço!

Mas eis que Deus envia uma ajuda - inesperada - ao profeta. Ebede-Meleque, um etíope, informou ao rei de Judá o que haviam feito com Jeremias. Zedequias então manda tirar Jeremias da cisterna. Percebe-se que não foi um parente, nem um amigo próximo que socorreu o homem de Deus naquele momento - foi um estrangeiro, que não tinha nada a ver com a história.O Senhor usa quem menos se espera.

O etíope vai com outros homens resgatar o profeta. Ele mesmo se propõe a livrar Jeremias do poço. Ebede-Meleque dá uma lição em muitos "crentes" que vemos por aí. Devemos ajudar aqueles que estão em apuros, independentemente se estamos envolvidos diretamente com a situação. Na verdade, é necessário termos ATITUDE. Deus está à procura de CORAJOSOS que tenham atitude!


Compaixão, misericórdia e boa vontade são essenciais para ser um verdadeiro SERVO DE DEUS! Pense nisso e comece a rever seu comportamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário