quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Atos 20:7-12 - O jovem Êutico no lugar errado

Os versículos citados acima contam um episódio fatídico - mas que terminou com final feliz - da vida de Êutico. Paulo estava ministrando em Trôade, e o seu discurso se prolongou até a meia-noite. O jovem estava assentado na janela e, vencido pelo sono, caiu. Eram três andares, e por isso já se pode imaginar que a queda foi FATAL.
Por que Êutico estava na janela? Talvez o ambiente ali estivesse abafado. Na verdade, o lugar era estratégico: ao mesmo tempo em que o rapaz "se refrescava", podia espiar o que estava acontecendo lá fora. Quantos jovens se deslumbram com a imagem de um mundo colorido, divertido, exageradamente atrativo? 
A janela funcionava como uma "passagem para o mundo exterior". Uma opção que aquele moço poderia escolher. A pregação estava demorando pra acabar, e quem sabe ele quisesse ir pra casa ou outro lugar. Muitos estão dentro da casa de Deus com o pensamento bem distante dali. 
Até aí, Êutico está bem, apesar de acomodado no lugar errado. Mas o sono vem. O sono do pecado, a mornidão espiritual, o "coxear entre dois pensamentos", a perda da identidade cristã. A partir daí, o caminho rumo a decadência é inevitável, se não houver despertamento. Os costumes mundanos começam a tornar-se "normais" àqueles que, antes, os condenavam.
E por fim, ocorre a queda. A queda representa a morte. Não especificamente a morte física, como no caso do jovem. Mas a morte espiritual, em que vemos crentes "frequentadores da igreja", que não sentem mais a presença de Deus. Nesse estágio, não existe mais sensibilidade ao Espírito Santo. 

Porém o Senhor tem o poder de ressuscitar vidas, assim como fez com Êutico, através de Paulo. Deus quebra corações de pedra, responde àquele que clama com sinceridade e real arrependimento. 
Se você se encontra assim como Êutico, dormente, fraco na fé, saiba que o mundo é recheado de ilusão, e o salário do pecado é a morte. Deus quer e pode te libertar, te curar, te restaurar. Basta buscá-lo de todo o coração. Desperta enquanto há tempo, porque Jesus está voltando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário