Pular para o conteúdo principal

Deuteronômio 12:32 - Obediência total

No quinto livro da Bíblia Deus reafirma suas promessas ao povo de Israel,  fazendo-os lembrar de tudo quanto já havia feito pelos Seus servos. No versículo em destaque, Deus é categórico, firme e direto: as Suas palavras deveriam ser acatadas sem nenhuma subtração ou acréscimo. 

Obedecer à voz de Deus ou como tantas vezes é citado nas Escrituras, "dar ouvidos " à voz do Soberano era e sempre será a chave da benção. Israel já havia peregrinado anos pelo deserto, vivendo muitas fases de murmuração e perdas. Mas a providência do Senhor sempre vinha ao socorro do povo, apesar de suas fraquezas e desobediência.

Devemos acatar integralmente as ordenanças do Senhor. Porque se "sairmos do caminho", nos desviarmos nem que seja por um instante, as consequências poderão ser desastrosas. Ao rei Saul fora dada uma ordem: destruir os amalequitas e tudo quanto eles tinham, não deixando nada de pé. Porém, Saul reteve o que lhe pareceu agradável, como bois e jumentas da terra de Amaleque. Não sendo o bastante, Saul manteve vivo o rei Agague. Como resultado, o benjamita perdeu seu reinado.

Saul cumpriu a vontade de Deus, mas não na sua totalidade. A Bíblia nos revela que Deus não gosta de coisas feitas pela metade. Não aceitou que Salomão o adorasse e também se dobrasse diante de deuses estranhos. Jesus também disse que não se pode servir a dois senhores. Porque se há divisão, há confusão. Porque se não há entrega total, Deus não pode trabalhar da maneira que quer.

Quantas vezes Deus nos dá ordens que, aos nossos olhos, parecem sem explicação. E ficamos até receosos de cumpri-las, não é? Mas devemos fazer a vontade dEle, independente de qualquer circunstância. Há momentos que não conseguimos explicar, Cristo disse certa vez: "O que eu faço, tu não o sabes agora,mas entende-lo-as mais tarde."

Trilhe o caminho da obediência. Evite sofrer sem necessidade. Há desertos que você não precisa enfrentar, nos quais você entra por causa da sua teimosia. Pense no que Jesus falou aos seus discípulos: " E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?"  (Lucas 6:46)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam.  Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10).  Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape.  Quando Geazi vira para

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c