O reino de Israel estava totalmente pervertido. A onda de idolatria fora intensificada pela união do rei Acabe com Jezabel, filha de Etbaal. Apesar das advertências do profeta Elias, Acabe permanecia em seu caminho rumo à perdição.
O episódio que trataremos diz respeito ao desejo do rei de Israel de retomar as terras de Ramote-Gileade, então ocupadas pelos sírios. Josafá, rei de Judá, é convidado por Acabe para juntos pelejarem contra a Síria.
O rei de Judá era bondoso e estava aliado ao rei de Israel por laços de casamento (o filho de Josafá casara com a filha de Acabe). Mas Josafá foi direto: "... Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor" (v.4)
Aí percebemos que o rei de Judá tinha temor a Deus. Seu reinado foi marcado pelo combate à idolatria.
O segredo de Josafá é este : a consulta a Deus, a busca pela direção do Senhor nas suas tomadas de atitudes. Quantas vezes "quebramos a cabeça" por fazer algo à nossa maneira, segundo as nossas vontades?
Acabe já estava pronto pra essa! A Bíblia diz que ele chama seus "quatrocentos profetas" para falar aquilo que ele já esperava: O QUE ELE QUERIA OUVIR. Assim ficava fácil. Os profetas vendidos só profetizavam aquilo que massageava o ego do rei de Israel ou ia de encontro às suas vontades. Isso era abominável, pois Deus não estava com aqueles quatrocentos homens.
Como era de se esperar, os profetas DE ACABE confirmam que os dois reis devem ir à Ramote-Gileade e obteriam vitória. Mas, sem se convencer, Josafá pergunta se não há mais nenhum profeta DO SENHOR a quem eles pudessem consultar. Imagine o desapontamento de Acabe. Quatrocentas "profecias" já haviam confirmado que eles deveriam ir à peleja, e mesmo assim o rei de Judá não tinha se satisfeito!
É aí que Acabe tem que dizer o que jamais desejara: " Ainda há um homem ... porém eu O ODEIO, porque nunca profetiza coisas boas ..." (v.7) . Percebemos o porquê da tristeza de Acabe. Existia UM que não fora comprado por ele. Existia UM que ia na contramão do que os "quatrocentos profetas" diziam. Sabe aquele ditado que diz que "a voz do povo é a voz de Deus?". Não acredite nisso! Cuidado com a maioria "vendida"
Então, o rei de Israel manda chamar o profeta "chato": Micaías, filho de Inlá. Repare que o mensageiro que vai buscar o profeta já vai logo dizendo que é para Micaías confirmar as "profecias" dos demais profetas. Ou seja, o profeta DE DEUS vai sendo coagido a MENTIR. Ora, mas a profecia DE DEUS não é mentirosa. MENTIR, FORJAR uma profecia para AGRADAR O REI era um caminho que Micaías não estava disposto a trilhar.
Quando o profeta chega à presença dos dois reis, ele é perguntado acerca da peleja em Ramote-Gileade. Num primeiro momento, ele confirma que eles devem subir à batalha. Talvez por pressão ou por medo. Mas quando perguntado novamente, ele TEM QUE DIZER A VERDADE: um espírito enganador SOB A PERMISSÃO DE DEUS havia dominado os profetas de Acabe, para que ele perecesse em Ramote- Gileade. Israel iria ser derrotado.
Note que o Senhor permite que Acabe caia em engano. Se o rei de Israel, ao invés de não dar ouvidos às palavras de Micaías, tivesse se humilhado perante Deus e se arrependido de seus maus caminhos, o final seria diferente. Mas ele foi para a peleja, e morreu.
Micaías era UM em meio a QUATROCENTOS PROFETAS VENDIDOS. Tal qual Jeremias, ele profetizava o juízo e ira de Deus para um povo desobediente. PROFETIZAR O QUE É BOM é fácil. PROFETIZAR o que é mal, aí a história muda. Mas devemos receber BENÇÃO E CORREÇÃO da parte do Senhor com coração aberto. Pois Ele quer o melhor para nós.
Seja Micaías em meio a um povo deslumbrado com seus próprios desejos. PREFIRA AGRADAR A DEUS DO QUE A HOMENS.
muito bom micaias profeta verdadeiro
ResponderExcluirGlória a D'us e que Ele lhe abençoe.
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirboa noite está mensagem se encontra no livro de 1 Reis cap 22 28.
ResponderExcluirMaravilha
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