Pular para o conteúdo principal

2 Crônicas 18 - Micaías e os profetas VENDIDOS

O reino de Israel estava totalmente pervertido. A onda de idolatria fora intensificada pela união do rei Acabe com Jezabel, filha de Etbaal. Apesar das advertências do profeta Elias, Acabe permanecia em seu caminho rumo à perdição.

O episódio que trataremos diz respeito ao desejo do rei de Israel de retomar as terras de Ramote-Gileade, então ocupadas pelos sírios. Josafá, rei de Judá, é convidado por Acabe para juntos pelejarem contra a Síria.

O rei de Judá era bondoso e estava aliado ao rei de Israel por laços de casamento (o filho de Josafá casara com a filha de Acabe). Mas Josafá foi direto: "... Peço-te que busques primeiro o conselho do Senhor" (v.4)
Aí percebemos que o rei de Judá tinha temor a Deus. Seu reinado foi marcado pelo combate à idolatria. 

O segredo de Josafá é este : a consulta a Deus, a busca pela direção do Senhor nas suas tomadas de atitudes. Quantas vezes "quebramos a cabeça" por fazer algo à nossa maneira, segundo as nossas vontades?

Acabe já estava pronto pra essa! A Bíblia diz que ele chama seus "quatrocentos profetas" para falar aquilo que ele já esperava: O QUE ELE QUERIA OUVIR. Assim ficava fácil. Os profetas vendidos só profetizavam aquilo que massageava o ego do rei de Israel ou ia de encontro às suas vontades. Isso era abominável, pois Deus não estava com aqueles quatrocentos homens.

Como era de se esperar, os profetas DE ACABE confirmam que os dois reis devem ir à Ramote-Gileade e obteriam vitória. Mas, sem se convencer, Josafá pergunta se não há mais nenhum profeta DO SENHOR a quem eles pudessem consultar. Imagine o desapontamento de Acabe. Quatrocentas "profecias" já haviam confirmado que eles deveriam ir à peleja, e mesmo assim o rei de Judá não tinha se satisfeito!

É aí que Acabe tem que dizer o que jamais desejara: " Ainda há um homem ... porém eu O ODEIO, porque nunca profetiza coisas boas ..." (v.7) . Percebemos o porquê da tristeza de Acabe. Existia UM que não fora comprado por ele. Existia UM que ia na contramão do que os "quatrocentos profetas" diziam. Sabe aquele ditado que diz que "a voz do povo é a voz de Deus?". Não acredite nisso! Cuidado com a maioria "vendida"

Então, o rei de Israel manda chamar o profeta "chato": Micaías, filho de Inlá. Repare que o mensageiro que vai buscar o profeta já vai logo dizendo que é para Micaías confirmar as "profecias" dos demais profetas. Ou seja, o profeta DE DEUS vai sendo coagido a MENTIR. Ora, mas a profecia DE DEUS não é mentirosa. MENTIR, FORJAR uma profecia para AGRADAR O REI era um caminho que Micaías não estava disposto a trilhar.

Quando o profeta chega à presença dos dois reis, ele é perguntado acerca da peleja em Ramote-Gileade. Num primeiro momento, ele confirma que eles devem subir à batalha. Talvez por pressão ou por medo. Mas quando perguntado novamente, ele TEM QUE DIZER A VERDADE: um espírito enganador SOB A PERMISSÃO DE DEUS havia dominado os profetas de Acabe, para que ele perecesse em Ramote- Gileade. Israel iria ser derrotado.

Note que o Senhor permite que Acabe caia em engano. Se o rei de Israel, ao invés de não dar ouvidos às palavras de Micaías, tivesse se humilhado perante Deus e se arrependido de seus maus caminhos, o final seria diferente. Mas ele foi para a peleja, e morreu.

Micaías era UM em meio a QUATROCENTOS PROFETAS VENDIDOS. Tal qual Jeremias, ele profetizava o juízo e ira de Deus para um povo desobediente. PROFETIZAR O QUE É BOM é fácil. PROFETIZAR o que é mal, aí a história muda. Mas devemos receber BENÇÃO E CORREÇÃO da parte do Senhor com coração aberto. Pois Ele quer o melhor para nós. 

Seja Micaías em meio a um povo deslumbrado com seus próprios desejos. PREFIRA AGRADAR A DEUS DO QUE A HOMENS.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam.  Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10).  Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape.  Quando Geazi vira para

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c