Pular para o conteúdo principal

1 Samuel 15 - A desobediência de Saul e a rejeição da parte de Deus

A obediência a Deus é a chave da vitória, do êxito. Saul sentiu isso na pele ao querer fazer sua vontade em contraposição à do Senhor. Como resultado, o até então rei de Israel perde sua coroa e começa a viver em declínio constante, até sua morte.

Saul fora ungido pelo profeta Samuel por ordem de Deus. Afinal, o povo de Israel pedia insistentemente um rei. O Senhor atende o pedido, e os israelitas começam a viver o período monárquico.

Em um determinado momento, Deus dá uma ordenança à Saul, para que ele destrua os amalequitas. Amaleque se fez inimigo de Israel quando este subia do Egito. O Senhor é claro quando diz ao rei de Israel:  "... fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo que tiver..." (v.3)

Saul arma emboscada contra os amalequitas, e prevalece contra eles. PORÉM, o rei mantém vivo Agague, rei de Amaleque e, não sendo o bastante, também conserva o melhor das ovelhas, vacas, cordeiros e tudo o que havia de melhor em Amaleque. Tão somente as coisas vis e desprezíveis são destruídas.

Percebe-se já que SAUL cumpriu e não cumpriu a vontade de Deus, ao mesmo tempo. Ou melhor, fez as coisas pela metade. É aí que o benjamita perde a coroa: quis PERVERTER A ORDEM DE DEUS, ou ADAPTA-LA CONFORME A SUA VONTADE. Como poderia o líder do povo de Deus não seguir à risca a vontade desse Deus?

A partir daí, o Senhor fala a Samuel que havia se arrependido de ter posto Saul como rei. Deus não rejeitou SAUL, mas seu ministério, seu reinado. DESOBEDIÊNCIA era (e é) inadmissível para aqueles que realmente querem servir a DEUS e estar sob Sua proteção.

Quando o profeta vai ao encontro de Saul, o rei diz que cumpriu a vontade de Deus. Ele achava mesmo que havia cumprido a ordem do Senhor? Só a parte que lhe convinha, ou mais apropriada a seus olhos. Porque quando o rei juntamente com o povo viu os despojos de Amaleque, seus olhos "brilharam". 

Saul se justifica para Samuel a respeito das vacas e ovelhas: " ... porque o povo poupou ... para as oferecer ao Senhor ..." (v.15). Repare que ele atribui a ação ao povo. Que rei é esse? Não tem pulso firme, não tem espírito de liderança? Deixou-se ser persuadido pelo povo? Questionado pelo profeta a respeito da sua desobediência, Saul reafirma que havia cumprido, sim, a vontade de Deus. Como? Não existia nem existe cumprimento de "meia vontade", o Senhor não tolera "meia servidão".

Aí Samuel diz a sábia frase: ... obedecer é melhor que sacrificar ..." (v.22). Quantos se esquecem disso, e preferem pagar o preço, arcar com as consequências de um pecado que se iguala à feitiçaria. O cristão precisa ter a consciência de que, se não andar retamente no caminho do Senhor, jamais logrará êxito em nada. 

Quando Saul recebe a sua condenação, ele assume que pecou, e novamente culpa o povo pelo erro. É muito fácil culpar outrem pelas nossas falhas. Isso parece nos livrar das acusações, do "apontar de dedos". Outra lição que tiramos da falha do rei:  mesmo sendo ungido, escolhido para reinar, Saul não foi poupado da ira do Senhor. Isso revela que, para Deus, não existe maior nem menor. Não interessa se é rei ou mendigo, todos são abençoados e também DISCIPLINADOS conforme o querer DELE.

Saul pagou um alto preço pela sua desobediência. Por mais que lhe encantasse os despojos dos amalequitas, JAMAIS ele deveria ter descumprido a plena vontade de Deus. Porém, como Deus é  bom e misericordioso, Ele unge outro rei para Israel: o jovem pastor, Davi. Veja aqui que Deus sempre nos surpreende, seu agir é ilimitado e bem além do nosso entendimento. Davi era um humilde rapaz cuidando das ovelhas, e Deus o viu e o exaltou. Sabe o que isso significa? Se Saul errar, sempre existirá um Davi fiel a Deus, esperando o momento pra que Ele mude sua história. 

Deus é fiel, ainda que não sejamos. Mas é preciso nos mantermos obedientes, firmes na presença DELE. Isso evitará consequências trágicas, como ocorreu na vida de Saul. Por isso, permaneça sempre no centro da vontade do Pai, pois a vitória é garantida. Se sua vez ainda não chegou, ela em breve chegará!







Comentários

  1. muito bom esse estudo me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. o ensino clarifica como sair da desobediencia e ajudanos com estes exemplos a sermos obediente na palavra de deus e nao so aos nossos lideres espirituais.abracos

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM DEUS E JUSTO EM TODO TEMPO

    ResponderExcluir
  4. Obediência a Deus algo muito sério para quem serve a Deus, temos a palavra que nos instrui como devemos proceder... Afinal não estamos mais na ignorância

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Jesus, já em sua época, falara aos seus discípulos que aquela geração era má e adúltera, mas, Ele, nem por isso deixara de agir com providências no meio do seu povo. hoje não é diferente, Ele só espera que nós O adoremos em Espírito e em verdade. Precisamos fazer isso urgentemente.

    ResponderExcluir
  7. senhor nos ensina a te obedecer a cada dia gostei maravilhoso esse estudo Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o estudo, e nos mostra que Deus não precisa de cristãos covardes; Deus precisa de homens valentes e dispostos a ser vasos nas mãos de Deus. Saul foi covarde e desobediente; meio crente,morno; Deus não precisa de soldados mornos, Ap.3:16. Se formos cristãos fieis, Deus será fiél também a nós. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Gostei! Bem explicado
    O texto nos leva logo ao ponto primcipal.

    ResponderExcluir
  10. Que estudo abençoado, glórias a Deus

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito desse estudo me ajudou muito a esclarecer varias coisas Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  12. A paz do Senhor Jesus Cristo esteja sobre ti e também sobre todos os seus familiares, parentes e amigos.

    Família de Jesus, hoje foi a primeira vez que visitei este blog e achei muito edificante.
    Contudo, também notei que a última postagem foi em dezembro de 2017.

    Alguém sabe quem é o blogueiro(a) e se está bem?

    Oremos por ele ou ela aguardando que tudo esteja bem e na presença do Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam.  Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10).  Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape.  Quando Geazi vira para

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c