segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O Novo - Apocalipse 21

O capítulo 21 de Apocalipse nos traz o desfecho de tudo, ou seja, os santos são apresentados a seu novo e eterno lar- a nova Jerusalém. Os primeiros versículos nos falam sobre novo céu e nova terra, nos dando a convicção de que é um re-começo para aqueles que estão em Cristo.

O Senhor sempre nos apresenta o Novo - primeiramente, com a morte de Seu filho, Ele faz conosco uma nova aliança. Nós, ao aceitarmos ou reconhecermos o sacrifício vicário de Jesus e decidindo seguir os Seus passos, precisarmos nos converter em novas criaturas, agora não vivendo sob o pecado, mas debaixo da graça do Todo Poderoso. O apóstolo Paulo destaca bem a característica do verdadeiro cristão em 2 Co 5:17 : "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Despojando-nos do nosso velho "eu", podemos enfim viver uma plena vida em Cristo. Afinal, o Senhor nos reserva algo além da vida terrena - um novo lar. O céu e a terra que vemos são passageiros, temporários. O novo céu e nova terra que iremos vislumbrar são eternos, permanentes. O próprio Jesus disse que passarão os céus e a terra (presentes), mas Suas palavras não passarão. (Mt 24:35)

Vale destacar como tudo gira em torno da soberania e magnificência de Jesus. Passado, presente e futuro existem por causa dEle. O Verbo que se fez carne, a Palavra que estava com Deus e era Deus, Ele tem o controle da história: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Cl 1:16,17).

Na nova Cidade, Jerusalém, não haverá morte, nem luto, nem pranto, nem dor (v.4). Isso significa que os maiores males que nos afligem nesta vida terrena e neste corpo físico serão extintos por completo. Aleluia! A nova vida - ou vida eterna -, será uma vida plena e repleta de paz e satisfação. "...eis que faço novas todas as coisas..." (v.5). Só Ele tem o poder de fazer, realizar, criar, trazer à vida. Jesus é o Alfa e o Ômega , o Princípio e o Fim (v.6). Ele começa e Ele conclui. Ele tem o controle do tempo. Lembre-se do que Ele falou aos judeus, revelando sua deidade : "... Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou." (Jo 8:58). 

Viva em novidade de vida! Deus sempre fará coisas novas, re-novando suas forças perante as intempéries dessa vida. A Palavra dEle é nova, a cada dia fala conosco de forma nova. Deus é Deus de coisas novas, Ele nos surpreende. E o mais importante, a promessa mais linda: Ele tem uma nova morada preparada para quem vencer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário