Pular para o conteúdo principal

O Novo - Apocalipse 21

O capítulo 21 de Apocalipse nos traz o desfecho de tudo, ou seja, os santos são apresentados a seu novo e eterno lar- a nova Jerusalém. Os primeiros versículos nos falam sobre novo céu e nova terra, nos dando a convicção de que é um re-começo para aqueles que estão em Cristo.

O Senhor sempre nos apresenta o Novo - primeiramente, com a morte de Seu filho, Ele faz conosco uma nova aliança. Nós, ao aceitarmos ou reconhecermos o sacrifício vicário de Jesus e decidindo seguir os Seus passos, precisarmos nos converter em novas criaturas, agora não vivendo sob o pecado, mas debaixo da graça do Todo Poderoso. O apóstolo Paulo destaca bem a característica do verdadeiro cristão em 2 Co 5:17 : "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Despojando-nos do nosso velho "eu", podemos enfim viver uma plena vida em Cristo. Afinal, o Senhor nos reserva algo além da vida terrena - um novo lar. O céu e a terra que vemos são passageiros, temporários. O novo céu e nova terra que iremos vislumbrar são eternos, permanentes. O próprio Jesus disse que passarão os céus e a terra (presentes), mas Suas palavras não passarão. (Mt 24:35)

Vale destacar como tudo gira em torno da soberania e magnificência de Jesus. Passado, presente e futuro existem por causa dEle. O Verbo que se fez carne, a Palavra que estava com Deus e era Deus, Ele tem o controle da história: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Cl 1:16,17).

Na nova Cidade, Jerusalém, não haverá morte, nem luto, nem pranto, nem dor (v.4). Isso significa que os maiores males que nos afligem nesta vida terrena e neste corpo físico serão extintos por completo. Aleluia! A nova vida - ou vida eterna -, será uma vida plena e repleta de paz e satisfação. "...eis que faço novas todas as coisas..." (v.5). Só Ele tem o poder de fazer, realizar, criar, trazer à vida. Jesus é o Alfa e o Ômega , o Princípio e o Fim (v.6). Ele começa e Ele conclui. Ele tem o controle do tempo. Lembre-se do que Ele falou aos judeus, revelando sua deidade : "... Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou." (Jo 8:58). 

Viva em novidade de vida! Deus sempre fará coisas novas, re-novando suas forças perante as intempéries dessa vida. A Palavra dEle é nova, a cada dia fala conosco de forma nova. Deus é Deus de coisas novas, Ele nos surpreende. E o mais importante, a promessa mais linda: Ele tem uma nova morada preparada para quem vencer!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam.  Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10).  Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape.  Quando Geazi vira para

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c