Pular para o conteúdo principal

Ezequiel 3 - a missão do atalaia

O profeta Ezequiel foi encarregado de ser boca de Deus num momento crítico da história de Israel - tempo do exílio babilônico. Ele vivia junto ao rio Quebar, situado a uma pequena distância do rio Eufrates. Historiadores afirmam que Ezequiel começa a profetizar aos 30 anos de idade, e por mais de vinte anos desempenha o papel que o Senhor lhe havia dado.

O povo de Deus vivia um estágio de apatia e até de desesperança, vivendo numa terra estranha. O Senhor já havia advertido os Seus através das duras profecias de Jeremias,e nunca havia ocultado que o jugo babilônico era resultado da desobediência de Israel. 

Pois bem, vivendo agora a realidade do cativeiro, morando à beira do rio que cortava a cidade de Babilônia, Ezequiel se vê eleito por Deus para lhe servir de atalaia. Note que Ezequiel estava num ponto estratégico da terra - o rio que cortava a cidade, e também estava no meio dos cativos - pessoas que talvez estivessem com os piores pensamentos possíveis. Nesse contexto de desespero o Senhor revela Sua glória ao homem.

Você já parou para analisar que nas horas de mais aperto, nós ficamos mais sensíveis à voz do Todo Poderoso? Quando vai tudo bem, alguns se esquecem dEle - infelizmente.

No capítulo 3 em especial, Deus ordena que Ezequiel coma um rolo, que contém tudo aquilo que o Pai quer que Seu povo ouça. Quando Ele diz:" Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou", Deus nos revela que a nossa boca tem que ser a boca dEle. Como se o Senhor dissesse: "Ezequiel, você vai dizer o que Eu mandar,apenas." Recado para os profetas: é o que Deus mandou dizer, não o que VOCÊ queria que Ele dissesse ..

Talvez a imagem daquele rolo tenha impressionado ou até assustado Ezequiel. Nunca ele pensaria que Deus lhe daria um alimento como aquele. Há momentos em que não entendemos o alimento que o Senhor nos dá, o porquê daquilo que Ele nos revela. Mas assim como ocorreu com o profeta, quando ele provou daquele alimento, na sua boca pareceu-lhe doce como mel. Assim é a palavra poderosa do Pai, no início nos parece dura, difícil, além da nossa compreensão, mas o fim dela é doce, seu propósito é firme e certo.

Ezequiel tinha uma missão divina, e ia deparar com um povo de dura cerviz. Mas como Deus não tem como objetivo agradar e sim CORRIGIR QUEM AMA, Ele diz: " E lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir." Seja atalaia, não tendo medo de falar o que Deus te ordenar.  Seja atalaia, não buscando agradar a homens, mas ao Pai. Seja atalaia, para pregar BENÇÃO e DISCIPLINA, segundo a vontade daquele que te chamou.






Comentários

  1. Hoje não me parece ainda uma palavra fácil, pois hoje presencio os profetas de nossos tempos (pastores) evitando ser atalaia a fim de não perder a membresia. Todavia, conforme a palavra, ao que tem que dizer e não diz, o sangue recairá sobre ele. Não só os pastores, mas todo o que crer tem a missão de atalaia, principalmente em nossos dias onde acompanhamos o errado virar certo e o certo virar errado, que possamos dar continuidade à moral cristã e seguir nos dois únicos andamentos: amar a Deus e amar ao próximo. Falar, apregoar a vontade de Deus em amor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam.  Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10).  Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape.  Quando Geazi vira para

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c