terça-feira, 22 de julho de 2014

Ezequiel 3 - a missão do atalaia

O profeta Ezequiel foi encarregado de ser boca de Deus num momento crítico da história de Israel - tempo do exílio babilônico. Ele vivia junto ao rio Quebar, situado a uma pequena distância do rio Eufrates. Historiadores afirmam que Ezequiel começa a profetizar aos 30 anos de idade, e por mais de vinte anos desempenha o papel que o Senhor lhe havia dado.

O povo de Deus vivia um estágio de apatia e até de desesperança, vivendo numa terra estranha. O Senhor já havia advertido os Seus através das duras profecias de Jeremias,e nunca havia ocultado que o jugo babilônico era resultado da desobediência de Israel. 

Pois bem, vivendo agora a realidade do cativeiro, morando à beira do rio que cortava a cidade de Babilônia, Ezequiel se vê eleito por Deus para lhe servir de atalaia. Note que Ezequiel estava num ponto estratégico da terra - o rio que cortava a cidade, e também estava no meio dos cativos - pessoas que talvez estivessem com os piores pensamentos possíveis. Nesse contexto de desespero o Senhor revela Sua glória ao homem.

Você já parou para analisar que nas horas de mais aperto, nós ficamos mais sensíveis à voz do Todo Poderoso? Quando vai tudo bem, alguns se esquecem dEle - infelizmente.

No capítulo 3 em especial, Deus ordena que Ezequiel coma um rolo, que contém tudo aquilo que o Pai quer que Seu povo ouça. Quando Ele diz:" Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou", Deus nos revela que a nossa boca tem que ser a boca dEle. Como se o Senhor dissesse: "Ezequiel, você vai dizer o que Eu mandar,apenas." Recado para os profetas: é o que Deus mandou dizer, não o que VOCÊ queria que Ele dissesse ..

Talvez a imagem daquele rolo tenha impressionado ou até assustado Ezequiel. Nunca ele pensaria que Deus lhe daria um alimento como aquele. Há momentos em que não entendemos o alimento que o Senhor nos dá, o porquê daquilo que Ele nos revela. Mas assim como ocorreu com o profeta, quando ele provou daquele alimento, na sua boca pareceu-lhe doce como mel. Assim é a palavra poderosa do Pai, no início nos parece dura, difícil, além da nossa compreensão, mas o fim dela é doce, seu propósito é firme e certo.

Ezequiel tinha uma missão divina, e ia deparar com um povo de dura cerviz. Mas como Deus não tem como objetivo agradar e sim CORRIGIR QUEM AMA, Ele diz: " E lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir." Seja atalaia, não tendo medo de falar o que Deus te ordenar.  Seja atalaia, não buscando agradar a homens, mas ao Pai. Seja atalaia, para pregar BENÇÃO e DISCIPLINA, segundo a vontade daquele que te chamou.






Um comentário:

  1. Hoje não me parece ainda uma palavra fácil, pois hoje presencio os profetas de nossos tempos (pastores) evitando ser atalaia a fim de não perder a membresia. Todavia, conforme a palavra, ao que tem que dizer e não diz, o sangue recairá sobre ele. Não só os pastores, mas todo o que crer tem a missão de atalaia, principalmente em nossos dias onde acompanhamos o errado virar certo e o certo virar errado, que possamos dar continuidade à moral cristã e seguir nos dois únicos andamentos: amar a Deus e amar ao próximo. Falar, apregoar a vontade de Deus em amor.

    ResponderExcluir