Pular para o conteúdo principal

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam. 

Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10). 

Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape. 

Quando Geazi vira para Eliseu e pergunta o que eles iriam fazer, demonstra que ele se sentia impotente diante daquela situação, e recorreu a Eliseu ansiando talvez uma solução, um conselho da parte de seu senhor. Eu imagino com que calma e tranquilidade o profeta responde ao moço:  "Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles."

Geazi não deve ter entendido nada. Como seriam mais os que estavam com eles, já que ele só enxergava Eliseu ao seu lado e do outro lado um grande exército. Talvez o moço poderia pensar que o profeta estivesse "delirando". Geazi não compreendia que a calma de Eliseu vinha da confiança que ele tinha em seu Deus. E mais do que isso: o moço não conseguia ver, vislumbrar o agir de Deus em favor do seu servo.

Eliseu, vendo a aflição de seu moço, clama a Deus que abra os olhos de Geazi, para que ele visse. Geazi precisava ver com seus olhos espirituais, que ainda não haviam sido abertos.

No nosso cotidiano, nos deparamos com muitas pessoas (e cristãos) CEGOS. Não conseguem ver a mão de Deus em nada nem ninguém. Preferem se desesperar, preferem murmurar. Estão como Geazi, incrédulos. Precisam tirar as escamas de seus olhos, como aconteceu com Paulo. Deus quer abrir a nossa visão, para que possamos descansar nEle mesmo nas situações mais difíceis. 

Quando o moço teve sua visão espiritual aberta, ele viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo. Ele descobriu que o Deus de Israel, a quem Eliseu servia, agia com poder pelo seu povo.  Geazi viu o sobrenatural, o impossível que Deus estava fazendo naquele momento.

Nunca se esqueça: maior é o que está conosco! Abra teus olhos da fé e contemple Deus agindo sempre por você em todos os momentos.



Comentários

  1. Deus na verdade é o socorro bem presente na angustia!!!

    ResponderExcluir
  2. Palavra forte!! Já preguei ela várias vezes e sempre Deus tem uma surpresa..

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde ta escrito.
    Que era geazi.
    O moço que Elizeu.
    Pediu pra Deus. Abrir os olhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Missionário Esta palavra se encontra no livro2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual Tenha um bom dia Missionário Sidney.

      Excluir
    2. Lá não fala no nome de Geazi. E sim "moço". Acredito que seria outro servo de Eliseu. Pq Geazi tinha sido atacado por lepra.

      Excluir
  4. Gostaria de saber onde ta escrito.
    Que era geazi.
    O moço que Elizeu.
    Pediu pra Deus. Abrir os olhos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade o texto não fala que era Geazi e muitos se confundem, pois no capítulo anterior Geazi foi amaldiçoado com lepra, pois cobiçou e aceitou o dinheiro e as vestes que naamã havia trazido para dar em troca do milagre realizado por Deus no rio jordão. Sendo assim Geazi sai de cena no capítulo 5, pois já não poderia mais estar em convívio social com pessoas puras, pois agora ele era impuro!

      Excluir
    2. Na verdade a lepra de geazi não era diferente da naamã pois o general não foi excluído do convívio pessoal e nem destituído do seu cargo ! Haja vista foi pelo convívio pessoal dele é que ele passa a saber da sua serva sobre o profeta Eliseu ! É só fazer um estudo simples sobre tipos de lepra que você vai entender melhor .

      Excluir
    3. Olha a questão de Naamã poder circular normalmente entre o povo principalmente o seu é que a lei para leproso era sô em Israel
      A respeito da lepra no livro de Levítico sobre o afastamento era mandamentos para os israelitas
      Quanto a Naamã ele era sírio

      Excluir
    4. No capítulo 8 ele fala com o Rei porque talvez o rei lhe procure fora da cidade

      Excluir
  5. Ele nao sai d cena no cap 5.
    pois no cap 8 ele aparece d novo falando.
    tudo demostra q Eliseu teve d misericordia para com Geazi e o curou da lepra.
    segundo a teologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portanto a LEPRA de Naamã se pegará a ti e à tua descendência PARA SEMPRE. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

      2 Reis 5:27

      Excluir
  6. Ele nao sai d cena no cap 5.
    pois no cap 8 ele aparece d novo falando.
    tudo demostra q Eliseu teve d misericordia para com Geazi e o curou da lepra.
    segundo a teologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geazi segundo a teologia, não poderia sair de sena até pq os profetas apontavam para Cristo e, Cristo não excluiu os leprosos visto que até os curou tocando.Sendo assim, se os profetas apontavam para Cristo,de maneira nenhuma Geazi poderia ser excluído... Obs: A exclusão partia dos dos Reis e letrados e não dos profetas.

      Excluir
    2. IRMÃO A PAZ DO SENHOR. NÃO TEM COMO ESSE MOÇO AI SER GEAZI. O PRÓPRIO JESUS FALOU EM LUCAS 4 27 ( E MUITOS LEPROSOS HAVIA EM ISRAEL NO TEMPO DO PROFETA ELIZEU. E NENHUM DELES FOI PURIFICADO SE NÃO NAAMÃ. O SIRIO.)

      Excluir
    3. E Geazi ele mesmo por que lá na frente ele estar dinte do rei cintando tudo que elizel fez

      Excluir
    4. Perdão esse que estar com Elizeu não sei , mais sei que Geazi foi curado por que ele estar na presença do rei .

      Excluir
    5. Provavelmente se trata de Geazi. Entretanto os fatos não estão em ordem cronológica. Causa um pouco de dúvidas porque dá a entender um espaço de tempo entre os capítulos 5 ao 8. Mas considerando estar fora da ordem cronológica chegamos a conclusão que realmente está citando o moço "Geazi".

      Excluir
  7. Mensagem forte.. que nossos olhos estejam sempre aberto.para ver a grandeza de DEUS em nosso favor.. esse mensagem da pra caminha 40 dias e 40 noites...GLÓRIA E DEUS PARA SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  8. Se nós seguirmos mais á frente Deus não só abre os olhos do moço mais também faz com que o exercito do rei não enxergue Eliseu. Deus abre os nossos olhos e faz com que o inimigo não venha nos enxergar.
    Palavra edificante e exortante.

    ResponderExcluir
  9. Mensagem clara e objetiva, mostra a nos como somos, faltamos fé em certas situações da nossa vida, temos que olhar pelos olhos de Deus, muito bom Deus abençoe

    ResponderExcluir
  10. Mensagem clara e objetiva, mostra a nos como somos, faltamos fé em certas situações da nossa vida, temos que olhar pelos olhos de Deus, muito bom Deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. Creio eu que não seja Geazi;Más um moço dos quais tantos faziam parte com Eliseu...excelente estudo

    ResponderExcluir
  12. Amém, O nosso Deus é único e verdadeiro, falta em algumas pessoas acreditar mais.

    ResponderExcluir
  13. Não importa quem è o moço Deus abre os olhos daquele que não consegue ver para mostrar a gloria.

    ResponderExcluir
  14. Não importa quem è o moço Deus abre os olhos daquele que não consegue ver para mostrar a gloria.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se tem alguma referência bíblica que afirme ser Grazi o moço que o capítulo 6 se refere???? Porque diz no 5 que após ser amaldiçoado Grazi e toda sua descendência ele saí da presença de Eliseu.

    ResponderExcluir
  16. É bastante importante sabermos sim de quem ou a quem se refere a Bíblia pra não estarmos falando ou ensinando errado ou até mesmo apreendendo errado.

    ResponderExcluir
  17. É muito importante sabermos sim de quem ou a quem o texto se refere,para assim não aprendermos ou mesmo ensinar errado,ou atribui passagens a pessoas erradas.

    ResponderExcluir
  18. Perguntaram a Moiseis como deveriam chamar á Deus . Deus disse:Eu Sou ...... Final

    ResponderExcluir
  19. Eu quando leio essa passagem sobre Geazi isso mostra a realidade de hoje, muitos diz que é servo mas por de traz mostra a verdadeira face a ganancia faz tudo por dinheiro. Servo obediente tem que obedecer seu líder Seu comandado e não ser um servo que não está nem ai para aquilo que Deus ordena a fazer. https://biblia.entendimentobiblico.com

    ResponderExcluir
  20. Deus e fiel irei ministrar etas palavras e forte

    ResponderExcluir
  21. Glórias à Deus! Edificante reflexão que cada vez lida, faz com que sintamos vontade de sermos mais íntimos de Deus.

    ResponderExcluir
  22. eu não sei nem o que dizer, porque a glória de Deu é inexplicável,palavra poderosa e muito edificante e que também nos trás despertamento para os dias de hoje em meio as aflições precisamos aprende olhar a nossa vida assim como Elizeu viu e não como Geazi,Deus é lindo.

    ResponderExcluir
  23. Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz as igrejas
    Tempo de desperta e abrir os olhos espirituais
    Maravilhas de Deus

    ResponderExcluir
  24. Que importa quem Deus vai abrir os olhos?? O que fica é a sua glória em fazer tal coisa...seria o mesmo que saber que baleia que engoliu Jonas...

    ResponderExcluir
  25. Gente, o moço não é mais geazi este ficou leproso após desobedecer ao homem de d rua e a deus, vamos ler mais a bíblia irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo e irmão se for por esse modelo que o sr colocou aí acho q estar errado veja mas n frente que geazi estar contando a história ao rei da mulher sunamita ok irmão

      Excluir
  26. Deus é Deus!falou comigo hoje.Louvado seja .A Ele toda a Honra,toda a Glória ,todo o louvor🙏🏻

    ResponderExcluir
  27. A Cidade cercada pelo exército sírio não foi Samaria e sim Dotã.2 Reis 6: 13.

    ResponderExcluir
  28. A Cidade cercada pelo exército sírio não foi Samaria e sim Dotã 2 Reis 6: 13.

    ResponderExcluir
  29. A Cidade cercada pelo exército sírio não foi Samaria e sim Dotã 2 Reis 6:13.

    ResponderExcluir
  30. Me perdoe amado mas este moço não era Geazi pois o mesmo nos capitulos anteriores já tinha pego a lepra de Naama e com toda certeza não estava mais com o profeta e sim no vale dos leprosos por isso a biblia dis o moço

    ResponderExcluir
  31. Sendo Geazi ou não,o que importa aqui,é o agir d Deus na vida daqueles quero temem!

    ResponderExcluir
  32. Varão esse moço que é mencionado e geazi? Pois no capítulo 6 Geazi e ferido com uma lepra por pegar os presente de nama, como pode ele logo a frente está com o profeta ? Exigia o isolamento pois a lepra de geazi era uma maldição. Porico e não fala o nome de geazi mas sim o moço. E isso mesmo ? Alguém pode confirma aí pra mim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c