quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Neemias 13.4-9 - O intruso

O livro de Neemias tem como ponto principal a iniciativa do então copeiro do rei Artaxerxes em reconstruir os muros de sua cidade, Jerusalém. Nesse tempo, Judá estava cativo em Babilônia, por permissão do Senhor. Ao saber do estado deplorável em que se encontrava a sua terra, Neemias não se detém à sua situação cômoda, e alcança benevolência da parte de Artaxerxes para a grande empreitada de reconstrução dos muros.

Centralizemos o capítulo 13 e os versos destacados no título desta mensagem. O verso 4 revela que Eliasibe, sacerdote da casa do Senhor, havia se aparentado com um amonita por nome de Tobias, e o instalara justamente numa câmara grande, nos pátios do templo. (v.7) Uma atitude totalmente reprovável, já à primeira vista. Como uma pessoa poderia habitar dentro da Casa do Senhor, ainda mais se não pertencesse ao povo de Israel e nem exercia funções sacerdotais ali?

Nota-se que esse mesmo Tobias havia se incomodado com a reconstrução dos muros, e era adversário de Neemias. (Ne 4:3; 6:1,12) Agora, esse mesmo homem estava ali, abrigado dentro da Casa de Deus, a quem tanto afrontara. Era uma situação totalmente contraditória: como o sacerdote Eliasibe pôde preferir agradar a um amigo seu, fazendo-lhe uma moradia dentro de um lugar santo, a desagradar ao Todo Poderoso, dando abrigo a um inimigo de Deus?

Assim é na nossa vida. Colocamos o inimigo dentro das nossas casas, ao fazer a vontade da carne ao invés da de Deus. Tobias não se instalou ali sozinho. Eliasibe foi a "porta de entrada", a "brecha". O sacerdote talvez se sentiu na obrigação de ajuda-lo, mas foi tolo: pôs um intruso num lugar privilegiado, onde eram depositadas as ofertas e dízimos (v.5).

Cuidado. Não profane o Templo do Senhor. Não deixe o pecado manchar aquilo que é santo. A nossa vida é Templo do Espírito, mas quantas vezes o intruso quer se apoderar do que temos de mais valioso, nossa comunhão com Deus? Assim como o sacerdote Eliasibe, acabamos a agradar mais ao homem do que a Deus? 

Faça como Neemias fez. Ao saber do mal que Eliasibe havia feito, ele expulsa Tobias e manda purificar as câmaras (v.9). Expulse da sua vida e do seu coração tudo aquilo que desagrada ao Senhor e impede uma intimidade maior com o teu Criador. Não troque a tua comunhão com Ele por nada. Peça para Deus te limpar, que o sangue de Jesus te purifique de todo pecado. Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário