Pular para o conteúdo principal

Mateus 7 - Em que estamos firmados?

A passagem sobre a qual iremos discorrer é muito simples, mas de uma sabedoria grandiosa. Jesus estava falando aos discípulos e, como muitas vezes ocorrera, queria ensinar-lhes a Palavra através de parábolas. Então o Mestre fala sobre dois homens, um prudente e um insensato.

Mas o que justifica Jesus chamar um de prudente e o outro, de insensato? Vejamos: Cristo diz que o primeiro ouviu Sua palavra e praticou (v:24). O segundo, ouviu porém negou, ou não obedeceu. (v:26). Note que ambos tiveram a oportunidade de ouvir. Ou seja,  os dois ouviram a mesma Palavra, os dois tiveram a mesma chance. Porém, cada um fez a sua escolha. Hoje não é diferente: muitos ouvem, porém nem todos praticam!

O homem prudente, diz a Bíblia, é comparado ao homem que construiu a casa sobre a Rocha. Rocha simboliza o próprio Senhor. Davi chama o Senhor de "meu rochedo... rocha que me salva." (2 Sm 22:47). A respeito de Cristo, Isaías diz: " Eis que ponho em Sião uma pedra de escândalo, um rochedo que faz cair; quem nele crer não será confundido." (Is 28:16). O Senhor é a nossa segurança, nossa fortaleza, nosso alicerce. Por isso mesmo Jesus diz que, vindo chuvas e ventos contra a casa, ela permaneceu em pé, porque estava edificada na rocha! Assim tem que ser nossa vida: com uma base firme que é estar em Cristo, obedecendo a Ele.

Já o insensato, o que não obedeceu, construiu sua casa na areia. Não é preciso ser especialista para concluir que nada se firma na areia. Areia é terreno instável, maleável, que o vento leva. Quem vive na obediência é assim, não subsiste, qualquer coisa é capaz de abatê-lo. Vieram a chuva e o vento, e aquele homem perdeu sua casa. Grande foi sua ruína (v: 27)

Note algo muito importante: ambos ouviram a Palavra, e ambos sofreram com as chuvas e os ventos. Mas o que determinou o fim de cada um ou a conclusão da história foi a decisão de obedecer ou não! Fazer a vontade de Deus não é isenção de passar pela lutas e aflições desta vida. Jesus advertiu seus discípulos disso, para que eles não ficassem iludidos ou confundidos.  "Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo."   ( Jo 16:33)

Perceba também que, se não houvesse as aflições, jamais saberíamos qual o melhor alicerce: rocha ou areia. Por isso o Senhor nos prova: pra saber EM QUE ESTAMOS FIRMADOS! Por isso se faça essa pergunta: em que você está firmado? Você tem obedecido a Palavra ou seguido o que você acha conveniente? Vale a pena refletir! " Mas o Senhor certamente será o meu refúgio, e meu Deus o rochedo em que me abrigo." (Sl 94:22)



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2 Reis 6 - Geazi e a cegueira espiritual

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a PROVA DAS COISAS QUE NÃO SE VEM. As palavras de Hebreus 11:1 nos revelam que confiar em Deus é ir além do que a visão humana pode alcançar. É acreditar naquilo que nossos olhos não enxergam.  Pois bem, em 2 Reis 6 narra-se um episódio em que o profeta Eliseu e seu moço estavam encurralados. Ben-Hadade, rei da Síria,  havia cercado a cidade de Samaria com seu exército.  Esse rei fazia guerra a Israel, porém Deus dava livramento ao povo através de Eliseu, revelando a ele as estratégias de Ben-Hadade (2 Rs 6:9,10).  Diz a Palavra que o exército sírio cerca a cidade durante a noite. Às escuras, às escondidas, como todo inimigo faz. Assim é o nosso adversário, vem traiçoeiramente tentar nos afligir. Na manhã seguinte,  o moço levanta muito cedo e avista os carros e cavalos cercando a cidade. Imagine o desespero daquele rapaz! Um grande e poderoso exército ao seu redor, sem possibilidade de escape.  Quando Geazi vira para

Isaías 39 - O inimigo bate à porta

Formar vínculos de amizade é algo bom e agradável. Mas há que tomar cuidado com aqueles que, aparentemente "inofensivos", vêm bater na nossa porta. Essa precaução transcende a vida social. No âmbito espiritual, nós cristãos precisamos estar atentos aos INVASORES, cujo objetivo principal é desestruturar a nossa casa. O rei Ezequias de Judá era um homem temente a Deus, que andava retamente diante do Senhor. Ele já havia vivido um grande livramento de morte, pois Deus lhe acrescentara 15 anos de vida. Também, no reinado do filho de Acaz, o reino de Judá se viu livre da dominação assíria, pois Deus destruíra o exército de Senaqueribe. Agora, o rei gozava dias de paz prometidos e garantidos pelo Senhor. Mas eis que Ezequias recebe uma "ilustre" visita. O rei da Babilônia, Merodaque- Baladã, envia uma comitiva ao encontro do rei de Judá com cartas e um presente, porque havia ouvido que ele estivera doente. Um ato aparentemente normal, e até louvável. Ezequias

Jeremias 52 - Rei Joaquim

Imagine um povo escolhido e separado por Deus, mas deitado na cama do pecado. Essa era a situação do povo de Judá. O reino, antes dividido entre Norte e Sul, já havia presenciado a queda de Israel. Agora, Judá caminhava igualmente para a perdição. O cativeiro babilônico já era iminente. Joaquim, o penultimo rei pré- exilico, fazia aquilo que era mal aos olhos do Senhor, assim como seu pai, Jeoaquim. Após reinar por apenas três meses, Joaquim, também conhecido como Jeconias, é levado juntamente com a corte de Judá para a Babilônia, como cativo de Nabucodonosor. Nessa mesma época, Daniel também é exilado. A Palavra nos relata que o rei de Judá é lançado no cárcere e fica ali por 36 anos. Imagine a situação: um homem antes assentado em um trono, agora dentro de uma prisão, isolado de tudo e de todos. Por permissão de Deus, que estava disciplinando Seu povo, que se tornara rebelde.  Não se sabe o que ocorreu durante estas quase quatro décadas de cárcere, mas no trigésimo sétimo ano do c