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Mostrando postagens de janeiro, 2014

Neemias 13.4-9 - O intruso

O livro de Neemias tem como ponto principal a iniciativa do então copeiro do rei Artaxerxes em reconstruir os muros de sua cidade, Jerusalém. Nesse tempo, Judá estava cativo em Babilônia, por permissão do Senhor. Ao saber do estado deplorável em que se encontrava a sua terra, Neemias não se detém à sua situação cômoda, e alcança benevolência da parte de Artaxerxes para a grande empreitada de reconstrução dos muros. Centralizemos o capítulo 13 e os versos destacados no título desta mensagem. O verso 4 revela que Eliasibe, sacerdote da casa do Senhor, havia se aparentado com um amonita por nome de Tobias, e o instalara justamente numa câmara grande, nos pátios do templo. (v.7) Uma atitude totalmente reprovável, já à primeira vista. Como uma pessoa poderia habitar dentro da Casa do Senhor, ainda mais se não pertencesse ao povo de Israel e nem exercia funções sacerdotais ali? Nota-se que esse mesmo Tobias havia se incomodado com a reconstrução dos muros, e era adversário de Neemia

Saul e Davi: os dois primeiros reis de Israel

O povo de Deus vivia sob um regime teocrático, cuja liderança e poder estavam tão somente em Yavé. Porém, chega um momento em que o profeta Samuel, sendo já velho, constitui a seus filhos Joel e Abias como juízes em Israel. Estes, não permanecendo fiéis e retos em seu ministério, dão a deixa para que o povo peça um rei. Samuel consulta a Deus, que atende o clamor de Israel. Ele revela ao profeta a figura do benjamita Saul, filho de Quis, homem de bens (I Sm 9:1). Saul era de belíssima aparência, tinha todo um perfil de monarca: "... e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo." (v.2). Saul logo é ungido rei de Israel, e tudo indicava que o moço teria um reinado promissor. Entretanto, o jovem rei entra por um caminho de desobediência perante Deus. Em I Sm 13:8 narra-se que Saul se precipitou ao oferecer holocausto ao Senhor, sendo que essa ação só cabia ao sacerdote. Não bast